Título: Destino ou Acaso
Autora: Hévila Chaves
Páginas: 318
Editora: Ler
Sinopse
"Destino ou Acaso vai falar da história da Maria Lúcia, mais conhecida como Malu. Ela é jogadora de vôlei e seu melhor amigo, Fred, é cantor de Sertanejo Universitário. Malu é um pouco rebelde, destemida e rancorosa. Já o Fred tem todas as virtudes que um ser humano quase perfeito teria. Por causa dos ataques das fãs, ele sempre pede que ela finja ser sua namorada em alguns shows. Só que em um deles, acontece algo que marca a vida dela para sempre, e a partir daí, a Malu vai passar por uma série de coincidências, algumas boas, outras ruins, situações engraçadas, outras complicadas, novos amigos que a farão dar valor às coisas simples... Coisas que só o destino mesmo, ou o mero acaso pode explicar. E é claro, ela vai se apaixonar, o que considerava impossível de acontecer."
Resenha - Destino ou Acaso - Livro recebido em parceria com a autora Hévila Chaves
Destino ou Acaso nos conta a história de Maria Lúcia, ou simplesmente Malu (como preferia ser chamada), uma jovem Piauiense, natural da cidade de Parnaíba (minha conterrânea, que orgulho!), excelente jogadora de vôlei, impaciente e um tanto quanto rebelde.
Malu é do tipo de pessoa que "faz o que lhe der na telha", na maioria das vezes, se metendo em boas confusões. A garota possui um vínculo afetivo, uma amizade linda e verdadeira (bem retratada no livro) com Fred Albuquerque, um cantor de sertanejo universitário. Devido ao assédio das fãs e por conta de um amor traiçoeiro do passado, Fred sempre pedia a Malu que o acompanhasse em seus shows e se passasse por sua namorada.
Infelizmente, um grave acontecimento veio a tona, fazendo com que essa amizade fosse interrompida de modo instantâneo e mudanças significativas ocorressem na vida de Maria Lúcia.
Henrique é um dos personagens secundários da história. O jovem é irmão de Malu, e os dois são bastantes unidos e estão sempre cuidando um do outro. Ele cursa Medicina na Universidade Federal de Teresina, e por influência dos pais que são profissionais da área da saúde, Malu acaba ingressando no mesmo curso que o irmão, indo também morar na Capital Piauiense.
Muitas coisas acontecem e a jovem de um modo meio que "desajeitado" conhece Rafael, que depois de alguns dias, descobre que é seu vizinho. Os dois vivem, como se diz por aí: "Que nem cão e gato". A cada reencontro, é uma briguinha sem motivo... Que me arrancaram boas risadas.
Rafael é um garoto imprudente, vive fazendo coisas erradas, fumando, bebendo e tendo lancinhos com garotas diferentes a cada dia. Certo dia o jovem mete Malu em um racha, os dois acabam sendo flagrados pela polícia e são obrigados a prestar serviço comunitário em um orfanato que acolhe crianças com câncer, ou que já tiveram essa doença. É nesse ambiente simples, cheio de amor e vontade de viver estampada no rosto de cada criança que Malu passa a repensar em suas atitudes e tornar-se uma pessoa melhor.
"Por experiências próprias, não criar expectativas e deixar que os acontecimentos nos surpreendam é a melhor coisa."
A convivência com o seu vizinho todos os dias naquele lugar fazia Malu querer sabe mais sobre ele, como se sustentava, o que escondia, o porque de ser como era. E então, os dois engatam em um romance que eu já estava torcendo desde o dia em que se encontraram pela primeira vez. Infelizmente Rafael esconde um segredo a mais, um segredo talvez, imperdoável.
"Mas se não fosse pelo passado, o presente não existiria. Isso quer dizer que o que aconteceu pode sim, interferir no que acontece. Ou no que a ainda vai acontecer."
O enredo ainda nos apresenta alguns outros personagens que tiveram destaque no livro. Em especial, gostei muito de Nicole, uma das garotinhas do orfanato que nos passa uma lição de vida incrível. E apesar do jeito errado de Rafael, foi um dos meus personagens preferidos... é de surpreender a sua mudança ao passar de cada página. Malu também mexeu comigo, me identifiquei demais com a sua personalidade, com todo o seu jeito "durão" e ao mesmo tempo inseguro. O fato de ela ser retratada como uma protagonista nada "certinha" como estamos acostumados encontrar em livros por aí, e depois vermos o aflorar da sua maturidade é um dos pontos mais positivos do enredo.
Destino ou Acaso é um romance muito bem escrito e elaborado, adorei como os acontecimentos foram se encaixando e o clímax no final de toda a trama. E não, o livro não tem um final clichê como eu esperava, o que também me surpreendeu bastante. A mensagem e a lição principal que na minha opinião o livro passa para nós leitores, é sobre o poder do PERDÃO, e como esse ato tão singelo nos torna pessoas melhores.
Parabéns Hévila Chaves, seu talento para a escrita é de outro mundo! Você não imagina o quão orgulhosa estou por representar nosso Estado tão bem e de uma maneira inenarrável. Obrigada pela oportunidade de ler seu livro, de conhecer essa história maravilhosa. Fiquei imensamente feliz ao ler os agradecimentos e saber que alguns personagens foram inspirados em pessoas que você realmente conhece... É tão bom saber que ainda existem pessoas boas no mundo que são dignas de serem lembradas e retratadas em um livro lindo como o seu. E só mais um pedido: Nunca, nunca deixe de escrever!
E para quem se interessou pela história, pode adquirir o livro no Blog da Hévila através do endereço AQUI. O livro vem acompanhado com uma dedicatória pra lá de especial, e mais... frete incluso para todo o Brasil. E para quem deseja tentar a sorte, está rolando sorteio de um exemplar autografado no meu IG literário no instagram @andresalnrs.
Espero que tenham gostado da resenha! Beijo, e até mais.
Postado por: Andresa Linhares
And, que resenha linda! Eu que agradeço tamanho carinho, muito, muito obrigada <3
ResponderExcluirJá ouvi falar muito bem desse livro, And! Ele não faz muito meu estilo, mas mesmo assim estou louca para ler ele! Tomara que eu goste :)
ResponderExcluirBeijos,
www.naestradadafantasia.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia nem a obra, muito menos a autora. Porém, gostei muito de seu ponto positivo sobre a obra. espero um dia ter a oportunidade de ler e ter uma opinião semelhante a sua. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Oi And!!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro no instagram e depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa. Qual será o segredo do mocinho??
Adorei a dica viu, obrigada :)
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Já vi resenhas deste livro em outros blogs e fiquei muito curiosa para lê-lo, muito boa a resenha! Beijos :*
ResponderExcluir- contosdeescritores.blogspot.com
Olá, Andresa.
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas me interessei pela história. Adoro livros que falem sobre o perdão, então acho que vou gostar. Só estou sem dinheiro no momento para adquirir o livro, mas assim que der eu vou ler.
Blog Prefácio
Resenha maravilhosa, Andresa. Parabéns! Senti vontade de ler novamente essa história linda.
ResponderExcluirO simples fato de o livro não ter um fim clichê já me anima a ler. Afinal, como não gosto muito de romances, prefiro lê-los apenas quando sei que não são comuns.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.
Oi, And! Tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha. Me interessei pelo livro, principalmente por não soar um romance tãaao clichê!!
Beijos
mundoemcartas.blogspot.com.br
O que me chamou atenção para esse livro foi quando li na sua resenha que ele foi muito bem escrito. E de como a autora conseguiu criar uma história que soube manter uma coerência nos acontecimentos, fazendo com que o final de toda a trama fosse maravilhoso. Saber que este não é clichê (mais deixo claro que não tenho nada contra isso) como a gente já espera nesse tipo de livro me deixa mais curiosa ainda pra ter esse livro.
ResponderExcluirbju
Vento Literário / No Facebook / No Twitter
Que livro lindo,amei a resenha.Seguindo seu blog. Beijos
ResponderExcluirapaixonadaporleiturass.blogspot. com.br
Oi Andresa,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas amei a proposta.
Passa uma ótima mensagem e adoro casais cão e gato haha
Capa linda!
Sucesso para a autora.
Ótima resenha.
bjs e tenha uma ótima terça.
Nana - Obsession Valley
Oiii...
ResponderExcluirNão conhecia o livro, adorei a resenha. A premissa também é boa, romances com ou sem clichês são sempre bem vindos.
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Oi And!!
ResponderExcluirGostei da história!!Já tinha ouvido falar da autora....
acho que encontrei com ela na Bienal não tenho certeza kkkkkkkk
Parece ser uma história muito bonita,de superação...
Beijos!!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Oláá, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia seu blog, mas resolvi conferir e amei...
Sua resenha está maravilhosa e linda, eu ainda não conhecia o livro, mas a capa me levou a querer saber sobre ele e ele já foi para minha WishList. haha
Bjoos
Jovem Literário
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar do livro, mas ao ler a resenha, passei a adorar! Primeiro, achei que ela se apaixonaria pelo Fred, mas acabei me surpreendendo! Além disso, como jogo vôlei, me identifiquei um pouquinho só com a Malu.
ResponderExcluirBeijão, Guta! ♥
www.opinada.com
Oi!
ResponderExcluirAgora o "Marcadores da Kika" também tem blog.
Agradeço a visita!
Se gostar e quiser curtir, compartilhar, seguir, comentar ficarei muito honrada! => marcadoresdakika.blogspot.com.br
Oi Andressa!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas parece ser uma estória com um final bonito.
Beijos,
Epílogos e Finais
Oi, And!
ResponderExcluirQue livro que parece ser fofo!
Adorei. Vou dar uma chance.
Quando comecei a resenha, jurei de pés juntos que o casal seria com o cantor, não com o vizinho.
:)
Que bom que gostou e indicou o livro.
Vai para a wishlist.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Que resenha maravilhosa, eu não conhecia a obra.. Adorei conhecer;
ResponderExcluirBeijos ♥
http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/
Que resenha linda! Estava bisbilhotando minha lista de blogs que eu sigo, e cá estava o seu :D Faz um tempo que não passo por aqui pra dar uma olhada nas novidades, me desculpe por isto, viu?
ResponderExcluirEu já vi muitas pessoas comentarem sobre este livro e eu acho a capa bem bonita :) Bom, sobre o enredo... Eu até curti, mas estou sentindo um cheiro de triângulo? Será que tem? Mas não sei se a leitura iria fluir, porém, eu gostaria de ler um dia, sabe?
Espero que tenha boas leituras neste ano de 2016 e muitas surpresas vindas de Deus na sua vida! Fica bem :D
Beeijos.
http://www.thoughtsandadventures.com.br