25 de julho de 2015

Resenha - Uma Lição de Amor


Título: Uma lição de Amor
Autora: Elysanna Louzada
Páginas: 242
Editora: Ases da literatura
Sinopse 
"Depois da morte da sua avó, Ana Luísa foi para o Rio de Janeiro cursar Serviço Social, mas não imaginou que seria tão difícil adaptar-se à cidade. Quando Otávio, veterano do curso de Direito, apareceu disposto a ajudá-la, ela o viu como um porto seguro. Ele a apresentou à capital fluminense e também ao seu irmão gêmeo, Eduardo. À medida que Ana adapta-se ao Rio, a relação entre os três consolida-se em uma amizade sincera. Mas Eduardo forma-se em Medicina e entra para o Médicos Sem Fronteiras. Depois de quase um ano fora do Brasil, ele retorna amadurecido e disposto a conquistar Ana dando início a um triângulo amoroso que poderá destruir a relação com seu irmão."

Resenha - Uma Lição de Amor - Livro recebido em parceria com a autora Elysanna Louzada

O que você faria se desde cedo tivesse que lhe dar com as perdas? Como reagiria ao saber que dois rapazes, acima de tudo irmãos, dividiam do mesmo sentimento por você? Quem escolher? Por que escolher? Quem mereceria seu amor? E o destino, por que tão cruel? Essas foram as perguntas que fiz a mim mesma ao ler esse incrível romance.

A história é narrada em primeira pessoa por Ana Luísa, uma das personagens principais, que desde pequena já tinha aprendido a lhe dar com as perdas. Ana é uma moça simples, nasceu e se criou no interior, perdeu os pais enquanto criança, ficando sob os cuidados de sua avó, que anos mais tarde também veio a falecer.

Com a morte de sua avó e praticamente sozinha no mundo, Ana resolve ir para o Rio de Janeiro para cursar serviço social. É nesse meio tempo que é encontrada por Otávio, um rapaz de uma família de grande poder aquisitivo, de bom caráter e que se tornou seu anjo da guarda. Graças a ele, Ana não se sentia mais tão sozinha em uma cidade grande. A protagonista também conhece Eduardo, irmão gêmeo de Otávio. Assim como Ana, os dois também já haviam sentido a dor da perda, o que tornou Eduardo um homem sem fé.

Enquanto Otávio é o advogado responsável, que sabe resolver muito bem os problemas da família e da empresa, no qual sua mãe, Dona Katharina deposita toda confiança... Eduardo é o médico "do mundo".

Eduardo ingressa para o Médico Sem Fronteiras (MSF), e um ano depois quando retorna ao Brasil, ganha o coração de Ana e os dois passam a viver uma apaixonante história de amor. Infelizmente, o relacionamento é interrompido quando Eduardo precisa retornar urgentemente. Todos esses acontecimentos são relatados na primeira parte do enredo.

"Quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez foi como se o próprio céu se aproximasse e nos envolvesse. Sua boca era doce e gentil. Seus braços quentes e vibrantes. Flutuei como se fosse uma das andorinhas que dançavam sobre nossas cabeças e pensei que todas cantavam somente para nós. De repente não havia mais nada, somente Eduardo e eu. Foi quando descobri que o amaria para sempre." Pág. 44

A segunda parte da narrativa trás consigo uma doença que aumentará o vínculo afetivo entre os três, mas o relacionamento de Ana e Eduardo acaba sendo afetado por uma descoberta feita sem querer. O médico magoado com tudo que havia acontecido, sem dar explicações, some mais uma vez da vida de Ana, deixando o caminho livre para o irmão.

"Um me transmitia segurança, fé e esperança. Enquanto o outro trazia o calor e a alegria de volta ao meu peito." Pág. 112

A terceira parte vem sobrecarregada de emoção. Há casamentos, filhos e perdas. Ana amadurece e passa a ter uma nova profissão, que é de surpreender quem está conhecendo a história. De repente tudo começa a ter um rumo diferente... O desfecho é de nos fazer sentir um turbilhão de sensações e de rolar algumas lágrimas. 


Uma lição de amor trás personagens marcantes e de personalidade forte. Confesso que não consegui me decidir de quem mais gostava, se era de Eduardo ou de Otávio, mas tinha certeza que os dois mereciam o amor de Ana. Os dois a queriam e a amavam tanto, isso é perceptível durante toda a leitura. É perceptível também, o quanto é difícil para ela escolher um dos dois.

O romance envolve muitos assuntos, inclusive alguns atos desumanos que acontecem mundo à fora que é retratado quando Eduardo está servindo ao MSF. A história é incrivelmente linda e realmente nos dar uma lição: A FÉ e o AMOR são sim capazes de mudar o mundo! 

Como gosto muito de detalhes, quero começar elogiando a capa que é lindíssima, entrou para a minha lista dos "livros da capa mais amor", a diafragmação é maravilhosa, as folhas branquinhas e os capítulos são iniciados por trechos de músicas ou poemas, o que favorece uma leitura bastante proveitosa. 

Bom, espero que tenham gostando e que eu tenha conseguido despertar uma curiosidade boa em vocês. Alguém já leu esse livro? Gostaram?!

Postado por: Andresa Linhares















15 comentários:

  1. Oie!!!

    Esse livro só mostra que nossa literatura não está nada atrás dos grandes best sallers americanos de amorzinho que estão em voga atualmente aqui no Brasil. Também conhecemos a fórmula de venda literária, os leitores só precisam abrir um pouquinho mais seus horizontes, não é mesmo? Adorei!
    bjks e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro.
    A sua resenha me chamou mais a atenção do que a capa e sinopse. Eu nao curto muito esse estilo de capa pq sempre passa uma imagem de um livro cheio de clichês. Mas a resenha ficou boa e deu vontade de conhecer a história.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Andresa, sua fofa :D
    adorei sua resenha, confesso ter pouco interesse no livro pela a sinopse, mas a resenha ficou ótima e desperta interesse.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa
    Obrigada pelo carinho com o meu livro Uma Lição de Amor. Fico feliz que tenha gostado da história. Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do livro, nem da autora, mas fiquei curiosa com a história.
    Sua resenha me deixou muita vontade de lê-lo :)
    Um triangulo amoroso entre gêmeos? Boa pedida! Hahahah.

    Beijo
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá!
    Nossa, esse livro parece ser ótimo.
    A leitura deve ser interessante, fiquei bem curiosa.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!
    Que gracinha esse livro. Ainda não sei se é algo que eu leria, mas realmente achei sua resenha fofa.


    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Não conhecia o livro, mas pelo que li na resenha, fiquei interessada.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. http://designnmania.blogspot.com.br/
    Faça um Orçamento com a Gente, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha!
    O livro parece bem interessante, gostei que a trama envolva os Médicos sem Fronteiras.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    O livro parece ser bacana, mas simplesmente não despertou meu interesse, isso acontece! Algo na história simplesmente não me atraiu.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente isso acontece Inês, já aconteceu várias vezes comigo. rsrsrs. Mas eu sempre dou uma chance ao livro, e na maioria das vezes, acabei percebendo que estava tendo um "pré conceito" errado sobre o mesmo. Te convido a dar essa chance também, garanto que vai amar.

      Beijos, And!

      Excluir
  12. Oi And.

    Se não me engano já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia a história direito. Fiquei bem curiosa com quem ela vai decidir ficar. Creio que não seja fácil ficar dividida entre dois irmãos, mais difícil ainda se eles forem gêmeos. Cruzes!!! kkkkk Adorei a resenha e estou louca para ler.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Quando você conhece a história e passa a entender cada detalhe, percebe que não é fácil mesmo se decidir entre dois homens lindos, bem sucedidos e apaixonados. rsrsrs.

      Beijos, And!

      Excluir
  13. Oi Andresa! Como vai?
    O livro parece ser uma fofura, além de trazer reflexões importantes sobre o MSF.

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir