13 de agosto de 2015

Resenha - Quilômetros de Saudade


Título: Quilômetros de Saudade
Autora: Angélica Pina
Página: 168
Editora: Giostri

Sinopse
Mais de dois mil quilômetros separam Belo Horizonte, a capital mineira, e Natal, capital potiguar. Daniela vive na primeira, às voltas com o belo e pouco confiável namorado Jorge, enquanto Fernando mora na segunda e amarga no momento a decepção pelo fim de um relacionamento amoroso no qual acreditava muito. Numa viagem de férias os dois se conhecem e a partir daí não são mais os mesmos. Uma história sobre o amor, decepção, redescoberta da felicidade e sobre como o conceito de “distância” tem diversos significados.

Resenha - Quilômetros de Saudade - Livro recebido com a autora Angélica Pina

Quilômetros de saudade é dividido em 39 curtos capítulos, porém cheios de amor do início ao fim. O enredo é narrado em primeira pessoa por Daniela, uma mineira arquiteta de 25 anos e super independente. Daniela namora Jorge, um rapaz que além de ser bem sucedido no campo profissional, é dono de uma beleza impecável.

Durante uma viagem de férias para Natal com as suas duas melhores amigas, Daniela conhece Fernando, um homem adorável que havia saído há pouco tempo de um relacionamento e ainda se encontrava magoado com o término de um namoro que tinha tudo para dar certo.

Ao retornar para Belo Horizonte, Daniela e Fenando engatam em uma amizade virtual. Após passar alguns dias, a jovem tem uma enorme decepção com Jorge que resultou no fim do seu namoro, fazendo com que sua amizade com Fernando criasse um laço ainda mais forte, com várias trocas de confidências.

Começo a reparar que trabalho todos os dias contando os minutos para ir pra casa só pra conversar um pouco com Fernando. Meu coração dispara quando vejo que ele está on-line e isso definitivamente não é um bom sinal. Pág. 63

Fernando é um rapaz gentil, atencioso, fofo e cultivador de bons valores... eu diria até que é o tipo de homem que toda mulher deseja ao seu lado. A protagonista se ver pensando no amigo inúmeras vezes, e com o passar dos dias, a amizade dos dois acaba se transformando em um sentimento intenso e cheio de saudade. Será que com todas as armadilhas do destino e com os quilômetros de distância que os separam esse relacionamento possa vir a dar certo?!


O livro nos conta uma história lindíssima. Apesar de curto, fiz questão de ler bem devagar, queria absorver ao máximo cada detalhe. A leitura é bem leve e fluida, a escrita da Angélica nos prende de uma tal maneira que você fica com uma curiosidade infinita para saber o que os próximos capítulos nos reserva. 

A obra aborda sobre diversos assuntos, como amizade virtual e namoro à distância, além de conter uma trilha sonora maravilhosa tipicamente brasileira e de nos dar a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre dois Estados brasileiros, principalmente seus pontos turísticos. Não posso deixar de elogiar a forma como a autora caracterizou a personalidade de cada personagem, sempre trazendo os comportamentos dos mesmos para o real.

Daniela, diversas vezes se mostra um pouco insegura, chega a romper o relacionamento com Fernando por conta do medo e das incertezas. "Cá entre nós", eu acho que reagiria da mesma forma, namorar à distância não deve ser nada fácil... O bom de tudo é que o amor quando é verdadeiro sempre vence e reserva boas surpresas no final. Fernando me passou uma segurança que eu jamais imaginaria, sempre confiante e lutando pelos seus objetivos, sem falar que é perceptível o quanto ele é perdidamente apaixonado por Daniela. Enquanto Jorge... Bom, esse deixo para vocês tirarem suas próprias conclusões quando lerem o livro. 

Quilômetros de Saudade sem dúvidas já está no topo da lista dos meus livros nacionais preferidos. Apreciei cada detalhe dos fatos, e amei o toque de realidade que a autora colocou em cada cena. A capa tem tudo a ver com a história, a imagem de uma garota sozinha e apreciando uma bela paisagem, retrata a distância entre duas pessoas. 

Quando a gente ama, não importa se a pessoa mora a duas ruas de você ou a milhares de Quilômetros de Saudade.



Postado por: Andresa Linhares







7 comentários:

  1. Não conhecia o livro e depois dessa resenha já estou aqui curiosa para ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Nossa fiquei mega curiosa com esse livro, parece ser lindo!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi And, tudo bom?
    POxa eu gostei tanto desse título!
    Mas confesso que achei tão comum, igual!
    Acho que é um livro que eu leio sim, mas só tendo a oportunidade, para passar o tempo. Não gera interesses maiores.
    Que bom que você gostou! Faça boas leituras.
    Bjão. =)
    – Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Geeeeeeeente eu tô apenas APAIXONADA pelo teu blog *O*
    Parabéns, suas resenhas são maravilhosas, já tô viciada :*

    http://soseiquevou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fernanda, você não sabe o quanto estou feliz com o seu comentário... Muito obrigada, de coração!

      Beijos, And!

      Excluir
  5. Olá!
    Que blog lindo viu?
    Adorei a resenha e o livro também!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anne!

      Muito obrigada pelos elogios e pela visita.

      Beijos, And!

      Excluir